domingo, 22 de junho de 2008

Exemplo: Disque-Denúncia já tem 390 mil ligações na Grande BH

A mobilização da comunidade foi a força motriz para o sucesso do principal meio de comunicação entre a segurança pública e a população da Grande BH: o Disque-Denúncia 181, parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social(Seds) e o Instituto Minas pela Paz (IMPP), recebeu nos últimos três meses 390 mil ligações, oito vezes mais chamadas do que os serviços de denúncias anteriores. Desde total 12.536 queixas foram apuradas. Ainda este ano, o secretário da Seds, Maurício Campos Júnior, planeja ampliar o serviço para outros municípios, como Uberlânida e Uberaba, no Triângulo Mineiro; Governador Valadares, no Vale do Rio Doce; Montes Claros, no Norte de Minas; e Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Nesses período, graças a denúncias, 195 pessoas foram presas e 29 foragidos da Justiça foram recapturados. Além disso, 36 adolescentes foram apreendidos. Tráfico de drogas, homicídios, porte ilegal de armas, desmanche de veículos e risco de cães ferozes estão entre as denúncias mais freqüentes.


O 181 atende a população de 34 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Mas a capital é a primeira na lista das cidades que mais geraram informações, seguida por Contagem, Betim, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. BH registrou em três meses 6.732 casos (49,4%); Contagem contabilizou 1.341 denúncias (9,8%); Betim, 584 casos (4,3%); Ribeirão das Neves, 582 (4,3%); e Santa Luzia, 502 denúncias (3,7%). Ao ligar, o denunciante recebe uma senha e, com ela, pode acompanhar o andamento das investigações, tendo sua identidade preservada.


Fonte: UAI

Nenhum comentário: